A fidelidade não é um valor entre outros,
uma virtude entre outras:
ela é aquilo por que, para que há valores e virtudes.
Que seria a justiça sem a fidelidade dos justos?
A paz, sem a fidelidade dos pacíficos?
A liberdade, sem a fidelidade dos espíritos livres?
E que valeria a própria verdade
ela é aquilo por que, para que há valores e virtudes.
Que seria a justiça sem a fidelidade dos justos?
A paz, sem a fidelidade dos pacíficos?
A liberdade, sem a fidelidade dos espíritos livres?
E que valeria a própria verdade
sem a fidelidade dos verídicos?
Ela não seria menos verdadeira,
decerto, mas seria uma verdade sem valor,
da qual nenhuma virtude poderia nascer.
Não há sanidade sem esquecimento,
talvez; mas não há virtude sem fidelidade.
Higiene ou moral.
Higiene e moral.
Porque não se trata de esquecer nada,
nem de ser fiel a qualquer coisa.
Nem a sanidade basta, nem a santidade de impõe.
“Não se trata de ser sublime, basta ser fiel e sério.”
Aí está.
A fidelidade é virtude de memória,
e a própria memória como virtude.
"traímos primeiro aquilo de que nos lembramos,
Ela não seria menos verdadeira,
decerto, mas seria uma verdade sem valor,
da qual nenhuma virtude poderia nascer.
Não há sanidade sem esquecimento,
talvez; mas não há virtude sem fidelidade.
Higiene ou moral.
Higiene e moral.
Porque não se trata de esquecer nada,
nem de ser fiel a qualquer coisa.
Nem a sanidade basta, nem a santidade de impõe.
“Não se trata de ser sublime, basta ser fiel e sério.”
Aí está.
A fidelidade é virtude de memória,
e a própria memória como virtude.
"traímos primeiro aquilo de que nos lembramos,
depois esquecemos o que traímos..."
"Ser fiel, para o pensamento,
"Ser fiel, para o pensamento,
não é recusar-se a mudar de idéia (dogmatismo),
nem submeter suas idéias a outra coisa
nem submeter suas idéias a outra coisa
que não a elas mesmas (fé),
nem considerá-las como absolutos (fanatismo);
é recusar-se a mudar de idéia sem boas e fortes razões
e – já que não se pode examinar sempre –
é dar por verdadeiro, até novo exame,
o que uma vez foi clara e solidamente julgado.
Nem dogmatismo, pois, nem inconstância.
Tem-se o direito de mudar de idéia,
nem considerá-las como absolutos (fanatismo);
é recusar-se a mudar de idéia sem boas e fortes razões
e – já que não se pode examinar sempre –
é dar por verdadeiro, até novo exame,
o que uma vez foi clara e solidamente julgado.
Nem dogmatismo, pois, nem inconstância.
Tem-se o direito de mudar de idéia,
mas apenas quando é um dever.
Fidelidade à verdade, antes de tudo,
depois à lembrança da verdade
Fidelidade à verdade, antes de tudo,
depois à lembrança da verdade
(à verdade conservada):
este é o pensamento fiel, isto é, o pensamento."
"A fidelidade está subordinada à lei moral;
este é o pensamento fiel, isto é, o pensamento."
"A fidelidade está subordinada à lei moral;
não a lei moral à fidelidade."
Pequeno tratado das grandes virtudes
André Comte-Sponville
Pequeno tratado das grandes virtudes
André Comte-Sponville
niver Renata
Um comentário:
Olá, bom dia!!!! Lembrei-me de vc e dei uma passadinha por aqui!!! Bjusss
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